quarta-feira, 13 de maio de 2009

Existe ética ?

É inegável tamanha facilidade com que os jornalistas podem controlar mentes, essas que recebem pancadas de informações a cada instante. É de conhecimento geral a 'falta de tempo' mundial; todas pessoas sempre tem pressa, sempre estão atrasadas e precisam chegar o-mais-rápido-possível. Pressuponho que, a 'mass midia' não tem alternativa a não ser absorver as informações passada sem uma checagem, ou muitas vezes, sem o uso do espírito crítico, de indagar, questionar tais fatos.
Dai então, os jornalista -sabendo disso- tem o dever de informar sem deformar. Ou formar. Apurar as notícias, ser o mais transparente e imparcial possível, pois o leitor interpretará e passará a ter a mesma visão, sobre determinado assunto, de quem detem os meios de comunicação.
Em contrapartida, suas ideologias, sempre predominantes, podem criar realidades. Se ele acredita que Obama é um bom presidente e promissor soberano do mundo, ao escrever suas reportagens terá, mesmo que em 'sobrelinhas', sua perspectiva de realidade, e com certeza seu público alvo também pensará dessa forma.
Podem mentir e enganar, transformando histórias ficcionais em narrativas verdadeiras com a mais implacável naturalidade. Forjar uma realidade para se promover. Muitas vezes acontece isso (como pode-se ver o filme baseado em fatos "O Preço de uma Verdade - Shattered Glass)" A ambição dos jornalistas sempre foram preocupantes, ainda mais quando se trata da formação da opinião pública.
Será que vale mais alcançar a glória sob sustentações feitas de mentiras ?
Isso não é jornalismo ...
Alias, não é digno de nenhuma profissão.
Ter principios e valores, acreditar nas pessoas e SEMPRE fazer o bem é o MÍNIMO para ter sucesso de forma integra e digna.
Não deixar cair às tentações, e livrai-nos do mal! hahahaha
beijos reflitam!

2 comentários:

  1. é meu até na sala de aula devemos ter cuidado com as pessoas que não passam de oportunistas, hahahahaa
    acho que escrevi besteira!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, ética na profissão. Escrevi hoje sobre 15 anos sem o mestre Kurt Kobain, dá uma lida lá e siga meus bons! Até agora vc não tá como seguidor man

    falooo

    ResponderExcluir